Histórico

HISTÓRICO DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A Academia de Ciências Contábeis do Estado do Rio de Janeiro – ACCERJ – é uma associação de pessoas da mesma categoria profissional sem fins econômicos.

A associação foi fundada em 23 de julho de 1965 na cidade de Barra Mansa/RJ, por iniciativa de Altamyr Bezerra Vasconcelos acompanhado de mais 18 (dezoito) companheiros, com a denominação de Academia Fluminense de Ciências Contábeis. Em 08 de setembro de 1975, conforme decisão da Assembléia Geral Extraordinária, adotou a denominação de Academia de Ciências Contábeis do Estado do Rio de Janeiro, em face da fusão dos dois estados.

A ACCERJ tem sua sede e foro na cidade do Rio de Janeiro no Estado do Rio de Janeiro, mas a Diretoria em exercício, poderá fixar outros locais onde poderá ocorrer a realização de Assembléias Gerais.

Os objetivos da academia são: a) agregar pessoas de notório saber profissional da área contábil. b) pessoas de alto saber reconhecido nos meios contábeis; c) estimular o aperfeiçoamento técnico-cultural dos profissionais da contabilidade; e d) promover o desenvolvimento da ciência contábil.

Para a concretização de seus objetivos, poderá estimular a participação dos associados em congressos, convenções ou outro encontro de natureza contábil no âmbito nacional ou internacional,promover a realização de conferências sobre assuntos pertinentes à área contábil, dando-lhes caráter solene,divulgar pelos meios ao seu alcance a produção de trabalhos técnico-científicos de seus associados e de contabilistas notáveis, colaborar com as autoridades educacionais do Estado do Rio de Janeiro e seus Municípios, visando o aperfeiçoamento do ensino técnico-científico contábil, homenagear contabilistas de notório saber nacional ou internacional e manter biblioteca especializada na área contábil.

A ACCERJ é composta por 50 (cinqüenta) cadeiras, numeradas de 01 a 50, a serem ocupadas por associados que são denominados Acadêmicos. Atualmente, já se acham ocupadas 34 cadeiras.

Poderão se associar à ACCERJ:

a) Profissionais que sejam graduados em Ciências Contábeis ou em técnicas Contábeis com titulação superior em outro ramo do saber científico, limitadas estas vagas em 1/10 (um décimo) do total de cadeiras da ACCERJ;

b) Estar atuante na área contábil do Estado do Rio de Janeiro, com experiência mínima de 10 (dez) anos;

c) Ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade deste Estado; Compõe a estrutura organizacional da ACCERJ, órgãos deliberativos, Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária e órgãos administrativos, Conselho Fiscal e Diretoria.

A Diretoria é composta por:

  • Presidente;
  • Vice Presidente;
  • 1º Secretário;
  • 2º Secretário;
  • 1º Tesoureiro;
  • 2º Tesoureiro;
  • Diretor de Patrimônio.


A ACCERJ tem prazo de duração indeterminado e só poderá ser dissolvida por vontade manifestada de, no mínimo, 3/5 dos Acadêmicos em situação regular, em Assembléia Geral Extraordinária especificamente convocada para este fim.