Mensagem do Presidente

Heinz Werner Herbert Von Uslar

"Os profissionais das Ciências Contábeis se dirigem a duas atividades empresariais distintas.

A primeira, exercendo a profissão como profissional liberal, estabelecendo seus próprios escritórios e prestando assistência contábil e tributária a empresas que optam por terceirizar estes serviços e não realizá-los com pessoal próprio.

O segundo, atuando em instituições de maior porte, onde atuam, em princípio, três funções básicas - o da Tesouraria, o do Orçamento e o da Controladoria – tanto em empresas públicas como privadas.

A empresa pública tem como objetivo a realização de gastos a fim de atender de forma eficiente e adequada os serviços de educação, saúde, transporte, habitação, assistência social e outros. Definido o nível de custo, para atender as suas metas procura estabelecer as fontes de receita necessária.

A empresa privada tem como objetivo, a realização do Lucro mediante o qual consegue remunerar adequadamente os FORNECDORES, de molde a obter bons insumos, remunerar os EMPREGADOS, pagando salários de acordo com o mercado a fim de contratar bons colaboradores, satisfazer os CLIENTES produzindo e fornecendo artigos de qualidade e desejados pelos mesmos, indiretamente à COMUNIDADE, mediante o pagamentos dos impostos e aos SÓCIOS, a título de remuneração do capital aplicado.

A participação do profissional das Ciências Contábeis, quer na empresa pública, quer na privada, evoluiu, consideravelmente, na segunda metade do século passado, atuando atualmente, não apenas do mero registro dos fatos administrativos mas e, principalmente, no assessoramento à administração da empresa, nos assuntos relacionados com as Ciências Contábeis, na realização de suas metas e de seus objetivos.

Além da atuação como executivos, os profissionais das Ciências Contábeis tem uma participação importante, no magistério, formando novos valores e na pesquisa, estudo, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos ramos das Ciências Contábeis tais como o Gerencial, a Contabilidade Fiscal, a Contabilidade Societária, a Contabilidade Previdenciária, a Contabilidade Orçamentária, a Contabilidade de Custo, a Auditoria, a Contabilidade Bancária, a Contabilidade Industrial, a Contabilidade Agrícola e a Contabilidade Digital. Como, Previdenciário, Social, Orçamentário."

Heinz Werner Herbert Von Uslar